E agora que sou grande?


O dia que descobrir, provavelmente estarei de dedos cruzados em cima do peito, olhos fechados, de terno, dentro de uma caixa de madeira e com a bandeira do Flamengo em cima. (ai de vocês não colocarem o Manto em meu caixão, e voltarei, nem que tenha que enganar o Diabo (pro céu eu não vou mesmo...) pra puxar seus pés aqui...)
Sou mutável. E gosto disso. Tenho várias caras, e gosto disso. Não me venham confundir várias caras com duas caras! Pelo amor de Deus! Minha sinceridade é tanta que extrapola os limites de convivência pacífica. Gosto de ter várias caras, pura e simplesmente por odiar as coisas perfeitas. Me digam vocês, qual a graça que tem a mulher que sabe que seu marido vai chegar em casa, sentar na frente da TV, assistir ao jornal, jantar, ir pra cama e fazer um papai e mamãe? (isso se fizer...) Detesto rotina, regras ou coisas do tipo. Quando tenho que fazer algo repetitivo, como faço-me ler um site de notícias diariamente (indico o www.globo.com), prefiro nomear como hábito. Eu tenho o hábito de me manter informado, e não a rotina de ler o mesmo site todos os dias. Sacaram? Voltando ao relacionamento interpessoal, bom mesmo é o cara que chega em casa e toca o horror. Sim. A mulher nunca sabe o que fará tal atentado naquele dia. Saíra pra jantar? Chegará chutando a bunda do cachorro? Colocará as crianças pra dormir mais cedo e encherá o Box e fará de hidromassagem? Ou ainda sim, é por que não, chegará de mau humor dirá um oi e irá dormir? Ora bolas, vamos, ser perfeito é chato! Gente perfeita é chata! Mais uma vez, saibam diferenciar e não associem gente perfeita a gente com caráter. Não. Não tem a ver o cu com as calças. Gente perfeita é aquela gente chata, forçada, que faz tudo em sua hora, perfeitamente pra agradar... os outros. Isso nem sempre é ter caráter. Pode-se usar da “perfeição” para se conseguir o que quer, e eu conheço gente assim. Mas voltando a mim, não sou perfeito, nem por ser forçado e tampouco perfeito por qualidades (e nem pleiteio ser).
Vivo minha vida baseada em coisas que não mudam, coisas fixas. Já detalho, e me explico. Você vive a sua vida baseado nos seus filhos! É lindo, maravilhoso, são pequeninos, não fazem mal algum, te devotam amor incondicional. Mas e aí? Eles crescem, ao primeiro sinal dos hormônios ferverem, lá estarão eles saindo de casa e você com cara de bunda, agora olhando pra trás, e lamentando por ter deixado a vida passar. Razoável não acham? Pra levar uma “rasteira” dos filhos, eles não precisam necessariamente te passar pra trás por vontade própria. É a vida meu caro! A lei da sobrevivência. Vamos então levar nossa vida dedicada ao emprego! Isso! Obvio! Trabalhar, trabalhar, trabalhar e ganhar, ganhar e ganhar! Faça montantes, recuse horas livres, ligue pro chefe e faça de lá a sua casa. Você se tornará o profissional exemplar, queridinho de todo se imprescindível na empresa. Isso até trocar a diretoria, a empresa falir ou simplesmente, você não servir mais aos seus propósitos. Onde foram parar seus anos de dedicação? Na vala né meu chapa! Ora, então vamos nos apegar a Religião! Isso! Jesus está ali, imutável e atendendo todas as suas preces. Você freqüenta a igreja aos domingos, acorda e reza, dorme e reza e se torna aquele ser, em paz de espírito sem igual pronto sempre a dar uma palavra amiga. Até ler o jornal, e descobrir que foram achadas trocentas camisinhas no túnel subterrâneo que ligava o monastério ao convento (porra, pelo amor de Deus, os padres tem pinto e as freiras vaginas pessoal, qual é?? Eles tem hormônios e não são castos pelo divino Espírito Santo) ou pior, descobrir que os padres são pedófilos, as freiras taradas ou não ser um completo bitolado e ler um pouco sobre o Graal, Maria Madalena e a verdadeira vida de Jesus (antes que me massacrem e me taxem de cético, não, não falei que ele não existiu e não era um homem de bem. Pelo contrário, era um homem com um imenso coração e o dom da palavra que movimentou milhares. Mas era um homem.) Pronto, a casa cai! Se nem na religião posso me apegar, então, viverei me dedicando a um amor! Pronto! Lindo, sublime, belo! Faça-se dependente daquela linda mulher, faça amor, viva por ela, tão e somente por ela. Tudo será azul. Você acordará sorrindo todos os dias que olhar pro lado e vê-la ali, deitada, como um bebê. Sentirá frio na barriga quando o telefone tocar e todas as noites serão maravilhosas ao lado daquela que você se dedicou. Isso até você deixar de ser correspondido. Ela é de carne e osso, pode desgostar de você (sim, todos tem o direito de não querer mais...) Virá a fase que todos sabem. Aliás, quem não passou por isso até hoje? Entenderam? São coisas valiosas? São! Completamente! Um homem sem fé, sem mulher, sem família, sem emprego... Se mata né? Mas se esse energúmeno me diz que são coisas valiosas mas não se apega nelas, apegar-se-á em que?
Alguém sabe o que é discernimento? Não é a capacidade de diferenciar o certo do errado não. Não é. Pra quem não sabe, e é uma excelente coisa a ser aprendida, discernimento é uma palavra totalmente nossa, a qual ainda não vi tradução em nenhuma outra língua em que o sentido correto é diferenciar o certo dentro do errado. Quantas coisas “erradas” politicamente corretas você já fez? Zilhões! Você mentiu pra mãe, mas apenas pra sair com aquele namorado que você sabia que valia a pena, e hoje estão aí, felizes, casados e ela ama o genro. Mentir foi “errado” não foi?
Então, simples. Apegue-se coisas concretas. Concretas materiais? Não! Coisas imutáveis. Coisas suas. Que não mudam e você tem 100% do controle. Caráter, metas, princípios, valores. Isso muda? Não. Não muda. Viva seguindo seus princípios, seu caráter, persiga suas metas e você terá sempre o seu caminho a ser percorrido, seja qual for a direção. Terá ainda o discernimento, pra equilibrar saudavelmente toda a sua atenção entre seu emprego, sua mulher, seus filhos, sua fé, seus bens e não só fazê-los felizes como também ser feliz. Discernimento pra equilibrar? Sim... Você não é perfeito lembra-se? Não faz tudo correto e em momento algum eu disse que a vida era fácil.

Ainda se casa comigo?

0 Milhões de pessoas comentarm:

Postar um comentário